Mais bolsas de estudo para estrangeiros
18/03/2024
O governo japonês planeja ampliar o alcance das bolsas de estudo universitárias disponíveis para estudantes estrangeiros a partir de abril, visando proporcionar mais oportunidades acadêmicas aos filhos do crescente número de trabalhadores estrangeiros do país, segundo as autoridades.
O Ministério da Educação cogita incluir na lista de elegíveis os estudantes que residem no país com seus pais sob visto de “dependente”, caso tenham completado o ensino fundamental e médio no Japão e expressem intenção de trabalhar e permanecer no país após a formatura universitária.
As bolsas, administradas pela Japan Student Services Organization, atualmente estão disponíveis somente para cidadãos japoneses e estrangeiros com vistos de residentes permanentes especiais, residentes permanentes ou residentes de longo prazo que planejam permanecer indefinidamente no Japão. Espera-se que entre 500 e 1.000 estudantes sejam elegíveis para as bolsas, concedidas na forma de subsídios ou empréstimos.
No entanto, grupos civis expressam preocupação com a condição de 12 anos de educação no Japão como requisito, destacando possíveis desafios para os candidatos.
O número de trabalhadores estrangeiros no Japão tem crescido, atingindo mais de 2 milhões, impulsionando a necessidade de apoio educacional para suas famílias.