Lula conversa com repórteres japoneses
2/05/2024
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrou sua disposição em fortalecer os laços com o Japão durante a transição global para as energias renováveis.
Em uma entrevista à NHK e outros meios de comunicação japoneses na capital Brasília nesta terça-feira (30), Lula ressaltou a presença significativa de imigrantes japoneses no Brasil e reconheceu suas contribuições em diversos setores, o que gera gratidão por parte dos brasileiros. Mas Lula destacou que a relação comercial entre Brasil e Japão é bastante pequena, considerando que os dois países juntos têm uma população de 300 milhões.
Ele destacou o potencial para novos investimentos japoneses, especialmente no setor de energia renovável, apontando para a vasta reserva de minerais críticos no Brasil que poderiam ser compartilhados para impulsionar a descarbonização global.
Além disso, o presidente sugeriu a possibilidade de discutir a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, destacando a participação conjunta do Brasil e do Japão no grupo G4, que defende mudanças neste órgão da ONU.