Japão

Lixeiras inteligentes: solução sustentável no aeroporto de Narita

16/10/2024

O Aeroporto Internacional de Narita, em Chiba, passou a contar com lixeiras inovadoras que utilizam energia solar para compactar o lixo. Chamadas de SmaGO, essas lixeiras, conectadas à Internet das Coisas (IoT), monitoram os níveis de resíduos e enviam notificações quando a coleta é necessária, otimizando o processo. Com cerca de 1,2 metros de altura, cada dispositivo tem painéis solares no topo, que alimentam o sistema de compactação.

Instaladas no quinto andar do Terminal 1, as lixeiras foram testadas por um mês em parceria entre o Narita International Airport e a empresa Forcetec. Segundo o operador do aeroporto, atualmente, os funcionários realizam coletas frequentes, mesmo quando os contêineres estão vazios. A expectativa é que a tecnologia reduza a carga de trabalho e aumente a eficiência das operações de limpeza.

Fonte: Mainichi / Imagem: Mainichi/Tsukimi Goda 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top