No Japão

Ligando luz, gás e água

Medidas imediatas para começar a nova vida

Para ligar a luz, entre em contato com a Companhia Elétrica de sua região. Faça  o cadastro, para então um técnico ser enviado para conectar a eletricidade.

No Japão, existem várias empresas que fornecem energia elétrica. As principais são:

TEPCO: Tóquio, Kanagawa, Saitama e Chiba.

KEPCO: Kansai – Osaka, Kyoto e Hyogo.

CHUDEN: Aichi, Gifu, Mie e Shizuoka.

HEPCO: Hokkaido.

Tohoku Electric Power: Tohoku,  Miyagi, Yamagata e Fukushima.

KYUDEN: Kyushu, Fukuoka, Kumamoto e Nagasaki.

YONDEN: Shikoku – Kagawa, Ehime e Tokushima.

OKIDEN: província de Okinawa.

Para ligar o gás, ligue para empresa de gás.Existem dois sistemas – o gás de rua, igual do Brasil, apenas nas grandes cidades, e o gás de botijão, que fica instalado do lado de fora do prédio ou da casa, e o pagamento é feito por boleto de acordo o uso.

Gás de rua

Tokyo Gas – Tóquio e região.

Osaka Gas – Osaka, Kobe e Kyoto

Toho Gas – Toyama, Ishikawa e região de Fukui.

Saibu Gas – Fukuoka e Saga.Hiroshima Gas – Chugoku,  Hiroshima, Okayama e Yamaguchi.

Hokkaido Gas – Hokkaido, cidades de Sapporo, Asahikawa e Hakodate.

Kyushu Gas – Fukuoka, Saga e Nagasaki, além de algumas áreas adjacentes.

Essas são apenas algumas das empresas que fornecem gás de rua no Japão. A disponibilidade e o alcance do serviço variam de acordo com a localidade, sendo importante verificar qual empresa atende a sua região.

Para ligar a água, o serviço de água e esgoto é fornecida pelas prefeituras, mas precisa ser solicitado, para receber a conta de água, paga a cada dois meses. O Japão é conhecido por seus altos padrões de qualidade do sistema de água e saneamento. De acordo com a OMS, o acesso a água potável no Japão é de 97% e os 3% restantes obtidos em poços particulares ou pequenos sistemas não regulamentados, principalmente em áreas rurais.

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top