Labradores serão treinados para detectar câncer
O governo da província de Gunma, está lançando um programa inovador para treinar cães labradores retrievers como farejadores de câncer. A iniciativa visa promover a coexistência entre humanos e animais de estimação, enquanto busca avançar na pesquisa médica.
Dois filhotes de labrador, um macho e uma fêmea, nascidos em maio, foram selecionados para o programa e estão sendo preparados para interagir com pessoas desde julho, na cidade de Takasaki. O treinamento básico está previsto para começar no outono, com um especialista da Finlândia, conhecido por sua liderança em pesquisa de cães farejadores, planejado para conduzir o treinamento a partir do próximo ano.
O objetivo da pesquisa é compreender como os cães podem farejar doenças como o câncer em estágios iniciais através de amostras de urina, fluidos corporais e até mesmo a respiração dos pacientes. Além disso, a pesquisa explorará a capacidade dos cães de detectar cânceres raros e tumores sanguíneos.
Resultados serão compartilhados com universidades parceiras até setembro, com início das pesquisas no próximo ano até 2025. A prefeitura espera que os pesquisadores apresentem seus resultados e contribuam para o avanço dessa promissora abordagem de detecção precoce de doenças.