Japão

Kyoto: o peso do turismo em excesso

3/10/2024

O crescente fluxo de turistas estrangeiros no Japão coloca em evidência o fenômeno do overtourism, especialmente em Kyoto, um dos destinos mais procurados por visitantes. Embora a cidade sempre tenha sido um centro turístico, desde os tempos em que era a capital política e econômica do país, o aumento desordenado de turistas tem gerado novos desafios, como a superlotação de ônibus e problemas de comportamento.

Um exemplo recente desse impacto é o Templo Kodaiji, em Kyoto, que enfrenta problemas crescentes com o lixo deixado por turistas. Apesar dos avisos multilíngues e tentativas de comunicação, visitantes alegam não entender as advertências em japonês e continuam jogando pontas de cigarro, recipientes de bebida e outros resíduos nos arredores. 

O sacerdote Koin Aoyama expressa frustração com o comportamento, que está prejudicando a beleza do local. A situação reflete o impacto negativo do turismo em massa e o desrespeito à etiqueta local, ameaçando futuras políticas mais restritivas aos visitantes.

Fonte: Japan Today

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top