Japão

JR East investe em trabalhadores estrangeiros

6/2/2025

A East Japan Railway (JR East) lançará um programa de treinamento para trabalhadores estrangeiros, visando reduzir a escassez de mão de obra no setor ferroviário. A empresa aceitará estagiários de outras operadoras.

O presidente da JR East, Kise Yoichi, afirmou que a iniciativa busca fortalecer e expandir as operações ferroviárias. A medida segue a decisão do governo japonês de incluir o setor ferroviário em um programa de residência para trabalhadores estrangeiros qualificados.

O treinamento, previsto para começar em abril, focará na manutenção de vagões e trilhos. A empresa pretende capacitar cerca de 100 profissionais por ano.

Neste mês, a JR East recebeu 25 estagiários da Indonésia e do Vietnã. Caso concluam o treinamento e obtenham visto de residência, poderão ser contratados a partir do verão.

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top