Japão

JR EAST: Aumento nas tarifas

A JR East se tornará a primeira operadora ferroviária a aumentar as tarifas de passageiros e usar os fundos para melhorar a acessibilidade para deficientes.

O plano é acrescentar ¥10 na passagem para as 16 principais linhas da JR East, incluindo as linhas Yamanote, Chuo e Keihin-Tohoku. O aumento entrará em vigor a partir da primavera de 2023.

O Ministério dos Transportes em dezembro de 2021 criou um novo sistema de adição de tarifas a um bilhete para pagar a instalação de portas de segurança de plataforma e elevadores nas estações de trem.

A empresa está buscando instalar portas de segurança de plataforma em 758 locais em 243 estações ao longo de suas principais linhas na área metropolitana de Tokyo até o final do ano fiscal de 2031.

O governo estabeleceu suas próprias metas para melhorar a acessibilidade nas estações de trem para deficientes. A meta até o ano fiscal de 2025 é instalar portas de segurança de plataforma em 3.000 locais e elevadores em todas as estações onde pelo menos 2.000 passageiros por dia usam o elevador.

Pequenos aumentos de tarifa nas principais áreas urbanas destinam-se a cobrir parte dos custos dessa construção. O governo planeja distribuir subsídios para regiões rurais onde pode não ser possível cobrir essas despesas apenas com aumentos de tarifas.

O aumento da tarifa planejado pela JR East é previsto pelo Ministério dos Transportes como possível para as três principais áreas urbanas de Tokyo, Osaka e Nagoya.

FONTE: ASAHI     /     FOTO: JR East
To Top