VEÍCULOS: Obrigatório uso de gravadores de dados de eventos
O Ministério dos Transportes planeja obrigar as montadoras a instalar gravadores de dados de eventos em seus novos veículos a partir de julho de 2022, disseram fontes.
Esses dispositivos tornam mais fácil determinar se os acidentes de trânsito descontrolados são causados por defeitos do veículo ou erros de direção, com base nos dados registrados no momento dos acidentes. Além disso, os dados coletados podem ser usados para aprimorar as tecnologias de segurança veicular.
O ministério está definido para realizar uma revisão de portaria relacionada à lei de veículos de transporte rodoviário já no final de setembro.
A nova regra vai abranger carros de passeio que podem acomodar até nove pessoas e caminhões com peso total de até 3,5 toneladas.
Os gravadores de dados de eventos registram o uso do pedal do acelerador, mudanças de velocidade, uso do cinto de segurança e se um sistema de frenagem automática funciona corretamente quando ocorrem colisões.
Por meio da revisão da portaria prevista, o ministério planeja exigir o registro das mudanças de velocidade a cada centésimo de segundo e a capacidade de armazenamento de dados para pelo menos dois acidentes.
De acordo com o ministério, gravadores de dados de eventos são montados na maioria dos carros de passeio que foram colocados à venda nos últimos anos, mas não são amplamente utilizados em caminhões.
Em março deste ano, uma reunião da ONU sobre veículos adotou um acordo internacional para tornar obrigatória a instalação de gravadores de dados de eventos por iniciativa do Japão.