Japão sediará Olimpíadas SEM TORCEDORES
As Olimpíadas de Tokyo serão realizadas sem torcedores na capital japonesa e três províncias, Chiba, Kanagawa e Saitama, devido ao aumento de infecções por coronavírus na área metropolitana, disse uma fonte nesta quinta-feira (8).
A reunião dos cinco organizadores, incluindo o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paraolímpico Internacional, foi convocada depois que o governo japonês decidiu colocar Tokyo em outro estado de emergência até 22 de agosto.
Com a decisão, aumentou a probabilidade de não haver torcedores nas arquibancadas das instalações quando os jogos começarem em apenas duas semanas.
O presidente do COI, Thomas Bach, chegou em Tokyo nesta quinta-feira e se reuniu remotamente com representantes dos órgãos japoneses, incluindo Seiko Hashimoto, que chefia o comitê organizador, e a governadora de Tokyo, Yuriko Koike.
No início do encontro, que foi aberto à imprensa, Hashimoto disse que uma “decisão muito difícil” deve ser tomada em relação aos espectadores, enquanto Bach disse estar pronto para “apoiar” qualquer medida para garantir a segurança do público japonês e participantes dos jogos.
De acordo com o comitê organizador japonês, Bach ficará em quarentena em seu hotel por três dias. Depois ele deve visitar a vila dos atletas no distrito de Harumi, em Tokyo, e realizar reuniões com a organização, tanto pessoalmente quanto remotamente.
O COI também está organizando uma visita de Bach a Hiroshima, devastada por uma bomba atômica lançada pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 16 de julho, dia do início de uma trégua olímpica adotada pelas Nações Unidas.
O vice-presidente do COI, John Coates, que chegou a Tokyo antes, planeja no mesmo dia visitar Nagasaki, a outra cidade japonesa atingida por uma bomba atômica em 1945.
Coates foi criticado no Japão em maio por dizer que as Olimpíadas podem ser realizadas mesmo se Tokyo estiver em estado de emergência.