Internacional

Japão protesta contra comentário ‘xenófobo’ de Biden

06/05/2024

Tóquio expressou sua discordância com os comentários recentes do presidente dos EUA, Joe Biden, rotulando o Japão, juntamente com China e Rússia, como “xenófobo”.

Segundo a Embaixada do Japão nos Estados Unidos, o governo japonês lamentou a declaração, destacando que ela não reflete uma compreensão precisa da política japonesa.

As observações de Biden, feitas na última quarta-feira, categorizando Japão, China, Rússia e Índia como “xenófobos” e relutantes em aceitar imigrantes, foram criticadas por inadequadamente descrever um aliado e parceiro dos Estados Unidos. A embaixada não divulgou detalhes sobre como o protesto foi transmitido a Washington ou sobre a reação do governo dos EUA, incluindo a possibilidade de um pedido de desculpas.

Tóquio enfatizou durante o protesto que a questão não deve afetar os laços bilaterais entre os países, de acordo com informações da embaixada.

Fonte: Yomiuri Shimbun / Foto: Reuters – Evelyn Hockstein

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top