Japão propõe acabar com programa de estágio técnico
O governo está propondo abolir o programa de treinamento técnico, criticado por utilizar estrangeiros para suprir a falta de mão de obra, e substituí-lo por um novo sistema que capacitaria melhor os trabalhadores e permitiria que eles mudassem de emprego com mais facilidade.
De acordo com a proposta apresentada em um painel de especialistas do governo na segunda-feira (10), essas restrições às transferências de local de trabalho, um direito fundamental dos trabalhadores, seriam “relaxadas” até certo ponto.
O programa de estágio, cujo objetivo é transferir tecnologia para países em desenvolvimento, tem sido criticado como uma brecha para fornecer mão de obra barata para indústrias.
Sob o novo sistema, espera-se que os trabalhadores estrangeiros melhorem suas habilidades profissionais enquanto trabalham no Japão e atualizem seu status de residência específico.
O visto de habilidades específicas foi introduzido em 2019 como uma forma de aceitar trabalhadores estrangeiros em setores da indústria que sofrem com a escassez de mão de obra como agricultura, construção e cuidados de enfermagem.
O relatório final está previsto para o outono.