Japão planeja cobrir despesas com partos
24/05/2024
O governo japonês está estudando a possibilidade de cobrir integralmente as despesas com partos através do sistema público de seguro médico a partir de 2026. Esta medida visa enfrentar o declínio nas taxas de natalidade, conforme revelado por fontes próximas ao assunto nesta terça-feira (21).
Atualmente, o seguro médico no Japão cobre apenas de 10% a 30% dos custos médicos, exceto em casos de doenças e lesões. Os partos normais, não consideradas doenças, ficam fora dessa cobertura. A proposta em análise prevê a criação de um novo quadro para incluir essas despesas sem cobranças diretas aos pais.
O custo médio de um parto no Japão é de ¥503.000, variando entre as províncias. Se aprovado, o plano unificaria os preços dos partos em todo o país. O governo oferece atualmente um subsídio de ¥500.000 por parto, que pode ser eliminado com a nova medida.
Um painel de especialistas será formado para definir os detalhes da cobertura, que pode excluir serviços extras, como partos sem dor e quartos privados.