Japão estabelece diretrizes para consumo de álcool
20/02/2024
O Ministério da Saúde do Japão lançou nesta segunda-feira (19), suas primeiras diretrizes sobre o consumo de álcool, buscando diminuir os riscos à saúde associados.
As diretrizes delineiam a quantidade de álcool que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças e condições, numa tentativa de promover um consumo moderado entre a população.
De acordo com as novas diretrizes, a quantidade de álcool puro que eleva o risco de doenças relacionadas ao estilo de vida é de pelo menos 40 gramas por dia para homens e 20 gramas para mulheres. Em termos de equivalência, 20 gramas de álcool puro correspondem a uma garrafa de 500 mililitros de cerveja ou a uma xícara de saquê de 180 mililitros.
Além disso, foi indicado que 20 gramas de álcool puro por dia são associados a um maior risco de câncer de intestino, tanto para homens quanto para mulheres. O ministério alertou que mesmo quantidades mínimas de consumo de álcool aumentam o risco de hipertensão arterial em ambos os sexos, além de estarem ligadas ao câncer de esôfago em homens e ao acidente vascular cerebral hemorrágico em mulheres.