Japão

Japão endurece penalidades para caminhoneiros bêbados

16/07/2024

O Ministério dos Transportes do Japão vai reforçar as penalidades para empresas de logística cujos motoristas forem pegos bêbados ao volante. As novas regras estão previstas para janeiro de 2025 e fazem parte de um pacote de políticas para enfrentar a escassez de motoristas de caminhão.

Desde 2012, o número de acidentes causados por motoristas de caminhão bêbados se estabilizou entre 30 e 50 por ano. Essa situação levou o ministério a aumentar as penalidades na lei de transporte rodoviário. Atualmente, um caminhão pego em infração é suspenso por 100 dias. Com as novas regras, a suspensão será estendida por mais 100 dias se as empresas não verificarem a condição dos motoristas antes do trabalho e não promoverem educação sobre os riscos de dirigir embriagado.

O ministério destacou que outras violações, como excesso de trabalho e falta de verificações de álcool, também são frequentes em empresas onde há casos de embriaguez ao volante. Acúmulo de infrações pode resultar na suspensão das operações das empresas.

Fonte: Japan News
To Top