Japão abre mercado de cuidadores domiciliares a estrangeiros
21/06/2024
Um comitê do Ministério do Bem-Estar do Japão propôs permitir que mais estrangeiros trabalhem na indústria de cuidadores na assistência domiciliar para combater a escassez de prestadores do serviço. Em 19 de junho, o comitê detalhou um plano para atenuar as restrições de trabalho, permitindo que estagiários técnicos estrangeiros, trabalhadores qualificados específicos e prestadores de cuidados do Acordo de Parceria Econômica (EPA) trabalhem na área após concluírem um curso preliminar. A implementação poderá começar no ano fiscal de 2025.
Em março, havia 15.909 estagiários técnicos e 31.453 trabalhadores qualificados na área de cuidados de enfermagem. Atualmente, estrangeiros precisam de um visto de enfermagem ou uma qualificação EPA para trabalhar como cuidadores na assistência domiciliar, mas enfrentam dificuldades devido à falta de formação e apoio.
O comitê exigirá que as empresas expliquem a formação dos novos trabalhadores e criem um ambiente de trabalho onde dúvidas sobre cuidadores não certificados possam ser resolvidas rapidamente.