Israel e Hamas selam paz com troca de reféns
17/1/2025
Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo, anunciado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e pelo Catar nesta quarta-feira (15). O pacto, mediado por ambos os países, inclui o fim das hostilidades e a troca de reféns, com início previsto para domingo.
O acordo, dividido em três fases, busca encerrar o conflito iniciado em outubro de 2023, após ataques do Hamas que mataram 1.200 israelenses e resultaram em uma ofensiva militar que deixou mais de 46 mil mortos em Gaza. Na primeira fase, o Hamas libertará 33 reféns, enquanto Israel soltará centenas de prisioneiros palestinos.
Biden destacou que a iniciativa também permitirá que civis palestinos retornem a suas casas em Gaza e ampliará o envio de ajuda humanitária. A proposta teria origem em um plano desenvolvido pelo governo norte-americano em maio de 2024.
O acordo foi elogiado pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e pelo Catar, que atuou como mediador. Donald Trump reivindicou parte do mérito, afirmando que a negociação foi impulsionada por sua vitória nas eleições de novembro.