Japão

Insetos: tendência alimentar no Japão

No Japão, insetos estão voltando ao cardápio devido à crescente tendência global da entomofagia, impulsionada pelo reconhecimento das Nações Unidas de que são uma fonte sustentável de proteína para alimentar a população mundial em crescimento.

Preocupações ambientais na indústria pecuária e a busca por opções alimentares mais econômicas e nutritivas também impulsionam o interesse por comida à base de insetos. Apesar de algumas resistências devido à repugnância, o Japão tem uma história de uso de insetos como alimento, especialmente em regiões com pouco acesso a carne e peixe.

Empresas japonesas investem em produtos à base de insetos, como bolos e lanches feitos com farinha de grilo.

O restaurante Take-Noko, em Tokyo, oferece pratos como curry de grilo e sashimi de bicho-da-seda, tornando os insetos uma opção culinária mais acessível e apreciada, visando integrá-los às refeições como legumes, peixes e carnes.

 

Fonte: Asahi Shimbun / Imagem: Reuters

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top