Inovação: Okazaki formará primeiro motorista de ônibus estrangeiro
25/10/2024
Um brasileiro residente no Japão se matriculará em uma escola de língua japonesa no dia 1º de novembro, dando início ao “Modelo Okazaki”, que visa criar o primeiro motorista de ônibus estrangeiro no país. Esta iniciativa, promovida pela cidade de Okazaki, na província de Aichi, em parceria com a Meitetsu Bus, busca fortalecer o transporte público através da contratação de motoristas estrangeiros.
O Modelo Okazaki não apenas garante recursos humanos, mas também oferece apoio na adaptação diária para os candidatos. Esta é a primeira vez que um sistema de apoio como esse é implementado no Japão. Em abril de 2024, a cidade e a Meitetsu Bus firmaram um acordo para a realização do projeto, que começou o recrutamento em junho.
O candidato brasileiro de cerca de 30 anos, foi selecionado por sua alta consciência de segurança e motivação para aprender japonês. Ele se mudará para Okazaki, onde terá acesso a emprego em tempo integral e a uma escola de língua. Com a escassez de motoristas devido ao envelhecimento da força de trabalho, o governo japonês anunciou em janeiro de 2024 a inclusão de motoristas de ônibus no Sistema de Trabalhadores Qualificados Específicos.
Os alunos passarão por um curso de três meses, com a Meitetsu Bus cobrindo as mensalidades. De acordo com a empresa, candidatos com um bom nível de japonês podem ver o prazo encurtado, aumentando as expectativas para o sucesso da iniciativa.