Início do período de economia de energia
O período de economia de eletricidade começou no Japão nesta quinta-feira (1º).
É o primeiro esquema nacional de economia de energia a abranger os meses de inverno desde 2015, quando todos os reatores nucleares do país ficaram desligados após o desastre da usina nuclear de Fukushima Daiichi em 2011, desencadeado por um grande terremoto e tsunami.
O fornecimento de gás natural liquefeito usado para abastecer usinas termelétricas permanece incerto para o Japão, um país pobre em recursos devido a interrupções no mercado decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Tomaremos todas as medidas possíveis para garantir o fornecimento estável de eletricidade”, disse o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Yasutoshi Nishimura, a repórteres nesta quarta-feira (30).
Em cooperação com as concessionárias de eletricidade, o governo dará incentivos aos consumidores que economizam energia por meio de sistemas de recompensa por pontos.
Para economizar eletricidade, pede-se que as pessoas usem mais roupas dentro de casa durante o inverno, ajustem o aquecimento para temperaturas mais baixas, instalem cortinas mais grossas e apaguem as luzes quando não forem necessárias, entre outras medidas.
A Sony Group disse que desligará os outdoors quando o equilíbrio entre oferta e demanda de eletricidade se tornar restrito.
O governo informou que pretende acelerar os esforços para reiniciar os reatores nucleares que atendem aos rígidos padrões de segurança, implementados após o desastre nuclear de 2011, como forma de garantir o fornecimento estável de energia.