Japão

Indenização por problemas de saúde mental no trabalho

3/07/2024

Em 2023, o Ministério da Saúde do Japão relatou que, 883 pessoas foram reconhecidas como elegíveis para indenização devido a problemas de saúde mental relacionados ao trabalho. Este número representa um aumento de 173 casos em comparação ao ano anterior e é o mais alto desde o início dos registros em 1983.

Os dados indicam que os trabalhadores desenvolvem depressão e outras doenças mentais, principalmente devido ao estresse extremo no trabalho. O ministério também informou que 79 pessoas cometeram ou tentaram suicídio devido ao excesso de trabalho, um aumento de 12 casos em relação ao ano anterior.

Entre os reconhecidos, 157 relataram ter sido assediados por chefes ou colegas, 111 testemunharam ou vivenciaram acidentes, ou desastres traumáticos, 103 mencionaram assédio sexual e 52 relataram assédio por clientes.

A maioria dos casos registrados está na faixa etária dos 40 anos, seguida pela faixa dos 20 anos.

As autoridades afirmam que a crescente conscientização sobre a possibilidade de certificar problemas de saúde mental como relacionados ao trabalho contribuiu para o aumento no número de casos reconhecidos. O ministério promete continuar seus esforços para prevenir o excesso de trabalho e o assédio nos locais de trabalho.

 

Fonte: NHK
To Top