Hitoshi Matsumoto processa editora por difamação
29/03/2024
O julgamento referente ao processo por difamação envolvendo o renomado comediante japonês Hitoshi Matsumoto, decorrente de um artigo que o acusou de agressão sexual contra duas mulheres, teve seu início no Tribunal Distrital de Tokyo nesta quinta-feira (28).
Matsumoto está movendo uma ação contra a editora Bungeishunju e um editor de uma revista, buscando compensação devido a um artigo veiculado na revista semanal Bunshun em dezembro do ano passado. O artigo detalhou as alegações de duas mulheres que afirmaram que Matsumoto as agrediu sexualmente em um hotel de Tokyo em 2015.
O artigo, publicado na revista Bunshun, detalhava as alegações das mulheres, enquanto Matsumoto nega as acusações, argumentando falta de evidências concretas e busca uma indenização de ¥550 milhões (aproximadamente 3,6 milhões de dólares) e uma correção pública.
A editora defendeu a veracidade do artigo, alegando ter conduzido entrevistas com as mulheres e com Matsumoto, concluindo pela credibilidade das acusações. Matsumoto solicitou a divulgação das identidades das mulheres para fortalecer seus argumentos, mas a editora recusou, citando preocupações com assédio online.
O comediante japonês não compareceu ao tribunal, mas seus advogados afirmam sua disposição para interrogatório.