Meteorologia

HAMAMATSU: Tornado Deixa Seis Residências Danificadas

04/10/2024
A cidade de Hamamatsu, em Shizuoka, foi atingida por fortes rajadas de vento esta manhã, que podem ter sido causadas por um tornado. O primeiro relato do incidente foi feito por volta das 17h30 do dia 3, nas proximidades rodovia Expressa Tōmei. Pelo menos seis casas foram danificadas pelo fenômeno.

Um dos moradores afetados descreveu o momento como assustador:
“Um grande estrondo veio de frente, e quando percebi, a casa toda começou a tremer violentamente. Coisas começaram a voar, e um enorme barulho tomou conta de tudo, algo que nunca tinha experimentado antes.”

Outro residente relatou a rapidez com que o fenômeno ocorreu:
“Houve um barulho enorme, provavelmente do vento. Quando saí de casa, já estava tudo destruído. Aconteceu em um instante, e algumas pessoas dizem ter visto um redemoinho escuro.”

Um menino de 12 anos ficou ferido após ser atingido por estilhaços de vidro. Devido às condições atmosféricas instáveis, um alerta de tornado foi emitido temporariamente para as regiões oeste e central de Shizuoka.

As condições meteorológicas desfavoráveis no oeste de Shizuoka foram agravadas pela frente de chuvas de outono que permanecia estagnada ao longo da costa sul de Honshu. Além disso, o tufão nº 18, que estimulou essa frente, causou sérios danos em Taiwan.

No dia 3, o tufão nº 18 atingiu o sudoeste de Taiwan, provocando enchentes generalizadas na cidade de Kaohsiung, onde ruas inteiras foram inundadas, transformando-as em verdadeiros rios. O tufão, que se desloca lentamente, permanece na região do Estreito de Taiwan há dias, resultando em chuvas contínuas e agravando os estragos antes mesmo de atingir a ilha.

As autoridades de Taiwan relataram que, até o momento, o tufão resultou na morte de dois homens devido a deslizamentos de rochas, além de um desaparecido e 219 feridos. Desde o dia 2, o governo taiwanês suspendeu as atividades escolares e profissionais em todo o país, enquanto os comércios e os mercados financeiros permaneceram fechados por dois dias consecutivos, causando um impacto econômico significativo.

Embora o tufão nº 18 inicialmente estivesse previsto para seguir em direção ao norte, a pressão atmosférica do Pacífico bloqueou seu avanço, mudando sua trajetória e fazendo com que o fenômeno meteorológico permanecesse na mesma região, aumentando os riscos de novos desastres.
Fonte: TBS News & ANN News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top