Notícias

HAMAMATSU: Jogos Olímpicos

Informação sobre a estada das delegações brasileiras nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Hamamatsu (Japão)
Hamamatsu acolherá atletas brasileiros de diversas modalidades durante o período de aclimatação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e terá em breve oportunidade ímpar de promover-se ao Brasil e mostrar o seu compromisso com a integração dos residentes estrangeiros. Os eventos em Hamamatsu vinculados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 serão oportunidade privilegiada para projetar imagem positiva do Brasil, fortalecer as relações entre a comunidade brasileira e a população local e, especialmente, proporcionar encontros de confraternização dos nossos atletas com as crianças e jovens brasileiros aqui residentes, a fim de promover sua autoestima. O formato e amplitude dos eventos estão condicionados à evolução do quadro sanitário no país e região.

Uma vez classificadas, as seguintes equipes olímpicas ficarão hospedadas em Hamamatsu, totalizando 162 integrantes:

-Judô
-Tênis de mesa
-Remo
-Ginástica Rítmica
-Rúgbi
-Baseball
-Golfe

Serão destinados 8 locais de treinamento às modalidades olímpicas (Ginásio Esportivo Hamakita, Ginásio Esportivo Yuto, Lake Hamamatsu Country Club, “Ziva” Sangyo Tenjikan, entre outros).

Todas as modalidades paralímpicas, totalizando 19 modalidades e 397 integrantes, ficarão hospedadas em Hamamatsu durante o período de aclimatação, com exceção do hipismo, tiro esportivo e ciclismo.

Serão destinados 16 locais de treinamento às modalidades paralímpicas (Piscina ToBio, Campo Hamakita Hirakuchi, Estádio de Atletismo Yotsuike, Ginásio Esportivo Yuto, entre outros).

O Consulado do Brasil buscará inserir-se nas atividades organizadas pela Prefeitura e encorajar a participação da comunidade brasileira, na medida do facultado pelas restrições sanitárias. Este é um dos propósitos dos frequentes encontros mantidos com autoridades locais e dirigentes dos COB e CPB nos últimos anos.

A temporada dos judocas brasileiros em Hamamatsu mostrou o potencial existente para se atingir esses objetivos. Delegação do judô paralímpico brasileiro realizou, aqui, período de aclimatação e treinos iniciais para as competições (21 a 27 de junho/2019). De sua parte, a equipe da Prefeitura ofereceu hospedagem confortável, alimentação balanceada e adaptada ao paladar brasileiro, local de treinamento devidamente equipado e organização eficiente de transporte. Em iniciativa coordenada por este Consulado, por sua vez, cerca de cem alunos de três escolas brasileiras da região assistiram aos treinamentos, visivelmente entusiasmados com a oportunidade de interagir com os nossos atletas, que foram extremamente receptivos a este contato e transmitiram mensagens de alento, incentivando-os a ter confiança, dedicação e disciplina para alcançar as suas metas.

A Shizuoka University of Art and Culture, com campus em Hamamatsu, organizará atividades em torno dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, especialmente as sessões de bate-papo entre alunos da SUAC e atletas brasileiros que serão hospedados na cidade durante o período pré-olímpico.

A Prefeitura de Hamamatsu está preparando um manual para os atletas hóspedes em Hamamatsu contendo informações sobre a cidade e as instalações à disposição, além dos cuidados básicos e restrições sanitárias vigentes, em razão do coronavírus.

O programa de aclimatação anterior às competições terá a duração de 36 dias, entre julho e agosto.

A interação entre esportistas e residentes ocorrerá principalmente por meio do projeto “Torcida Brasil”, que reunirá até mil voluntários e torcedores brasileiros.

A passagem da tocha olímpica pela cidade está prevista para 17/8. O trajeto e formato do evento dependerá das condições sanitárias no período.
A Prefeitura de Hamamatsu pretende realizar série de intercâmbio digital entre atletas de diferentes modalidades e estudantes japoneses e brasileiros durante o período pré-olímpico.

Serão realizados também as cerimônias de anúncio dos resultados (Live Sites), nos dias 31/07 e 01, para as modalidades olímpicas, e de 02/09 a 04/09, para as modalidades olímpicas.

O Consulado do Brasil buscará participar dos eventos organizados pela Prefeitura, atuando como divulgador e intermediador nos contatos com a comunidade.

Recordo, ainda, que o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu fora convidado a selecionar imagens evocativas da natureza e do patrimônio histórico brasileiros para compor cinco selos postais dedicados às cidades anfitriãs e países dos atletas acolhidos no âmbito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. Contou-se com o rico acervo digital da Embratur, que gentilmente permitiu o emprego das fotos escolhidas. A Prefeitura de Hamamatsu, por sua vez, selecionou, outras cinco imagens alusivas a cartões-postais do município de Hamamatsu.

O Consulado do Brasil pretende, com a apoio da Prefeitura local, organizar na cidade, durante o período de aclimatação e treinamento das delegações brasileiras do COB e do CPB, um evento de promoção da cultura brasileira, apesar do curto espaço de tempo até a realização dos Jogos Olímpicos. Para tal foi desenvolvida uma identidade visual/logomarca para ser utilizada como pano de fundo para eventos a serem organizados nesta cidade, sob o lema “Hamamatsu, a cidade mais brasileira do Japão”.
Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top