Brasil no Japão

Hamamatsu comemora 202 anos da Independência do Brasil

O Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu comemorou os 202 anos da Independência do Brasil em grande estilo no dia 7 de setembro, com o festival “Cores do Brasil”, realizado no icônico parque do Castelo de Hamamatsu. O evento, que reuniu cerca de 6.000 pessoas, teve ampla repercussão tanto nas mídias japonesas quanto brasileiras, destacando-se pela integração cultural e pelo fortalecimento da comunidade brasileira no Japão.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enviou um recado especial aos presentes, ressaltando a importância de eventos como esse para promover a cultura e fortalecer os laços entre Brasil e Japão.

O público pôde desfrutar de apresentações culturais brasileiras, como danças tradicionais e shows de taiko realizados por alunos de escolas brasileiras em Hamamatsu, além de pratos típicos da culinária brasileira servidos em diversos food trucks.

O ponto alto da celebração foi o ato simbólico no qual o cônsul-geral do Brasil, Aldemo Garcia, e o prefeito de Hamamatsu, Yusuke Nakano, acenderam as luzes do Castelo de Hamamatsu com as cores verde e amarela. Esse gesto, que teve grande significado para os brasileiros residentes na cidade, reforçou o senso de coesão da comunidade local.

O evento também destacou a importância histórica da cidade, onde o Castelo de Hamamatsu, reconstruído em 1958, serve como museu e atração turística. A cidade de Hamamatsu, que abriga cerca de 32 mil brasileiros, é reconhecida como um dos maiores centros da comunidade brasileira no Japão, com forte presença no setor industrial, abrigando multinacionais como Yamaha e Suzuki.

A repercussão do evento foi positiva tanto no Brasil quanto no Japão, consolidando o festival “Cores do Brasil” como uma importante ponte cultural entre os dois países.

Fotos: Alex Santos Studios
Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top