Notícias

Hamamatsu: Adeus ao fundador da Servitu

Hamamatsu perde o fundador da loja que é referência na comunidade brasileira, a Servitu. Fundada há cerca de 30 anos no coração de Hamamatsu, uma das cidades de maior concentração de brasileiros no Japão.”Seu João” como era mais conhecido, começou sua primeira loja ainda quando a cidade tinha poucos brasileiros, mas com a mudança na lei de imigração, receberia grandes quantidade de brasileiros nos anos seguintes. Aos poucos a loja que já era referência, passou a oferecer outros serviços como despachante, tradução, venda de automóveis e até mesmo uma padaria. Tudo que o brasileiro precisava para se sentir mais próximo ao Brasil.

Em 2008, foi muito atuante durante a crise do Lehman Brothers quando milhares de brasileiros ficaram desempregados ou tiveram seus salários reduzidos, vendendo refeições a preços populares para ajudar a comunidade. Mais a frente em 2011, no grande terremoto de Fukushima, levou mantimentos à região do desastre.

Em dezembro último foi homenageado com a medalha da Ordem do Rio Branco, uma honraria do governo brasileiro em reconhecimento aos seus feitos e entregue pelas mãos do Cônsul-Geral do Brasil.Japão Aqui deixou registrado as condolências aos amigos e familiares de João Toshiei Masuko.

Fonte: Redação Japão Aqui

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top