Cultura

HAMAMATSU: Abertura da Feira do Micro e Pequeno Empreendedor Brasileiro

Dia 2 de junho, foi realizada a Feira do Micro e Pequeno Empreendedor Brasileiro no Japão (MIPE), com a presença de autoridades ilustres, incluindo o vice-prefeito de Hamamatsu, Yutaka Yamana. O evento é organizado pelo Espaço do Empreendedor Brasileiro do Consulado do Brasil em Hamamatsu, liderado por Vanessa Handa. Durante a cerimônia, também foi lançado o Catálogo “Artesanato Brasil”. Celina e Claudio Iguma da Metacom Communication, foram os curadores do catálogo e organizadores em parceria com o Espaço do Empreendedor Brasileiro, liderado por Vanessa Handa.

Cerca de 60 artesãs brasileiras residentes no Japão, participaram da exposição. As obras incluem cerâmica, macramê, tricô e bordados, retratando a rica cultura artesanal brasileira.

A iniciativa conta com o apoio de patrocinadores, mídias comunitárias, SEBRAE Nacional, Grupo Mulheres do Brasil e a Agência de Cooperação Japonesa JICA, que ajudará a levar a exposição para outras cidades japonesas.

O projeto “Artesanato Brasil” reflete a prioridade da gestão do Consulado do Brasil em Hamamatsu em promover o empoderamento e o empreendedorismo entre as mulheres da comunidade brasileira local.

O Embaixador Laudemar Aguiar, Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, enviou um video apoiando a inicitaiva.

O Cônsul do Brasil em Hamamatsu comemorou: “-Estou muito feliz porque o evento foi realmente um sucesso. Nós tivemos a presença do vice-prefeito de Hamamatsu, que depois do seu discurso da cerimônia de abertura, percorreu todos os estandes vendo um por um o trabalho das artesãs.
E nós estamos conversando com ele para que essa exposição seja levada no segundo semestre à sede da JICA em Nagoya e também à sede em Okuhama e também a outras cidades japonesas.”
Fonte: Redação Japão Aqui

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top