GUNMA: Emprego para qualquer nacionalidade
O governo da província de Gunma decidiu abolir totalmente os critérios baseados na nacionalidade para a contratação de funcionários, começando com as provas no ano fiscal de 2023.
Dos 36 tipos de trabalho nos departamentos sob a supervisão do governador, os estrangeiros já foram elegíveis para 21, incluindo cargos de enfermeira de saúde pública.
O governador Ichita Yamamoto, revelou o plano de abolir os critérios baseados em nacionalidade em resposta a uma pergunta de um membro da assembleia provincial, Isao Yamato, durante uma reunião da assembleia realizada no dia 26 de setembro.
Como o governo japonês tem defendido uma política de que os funcionários públicos envolvidos com o exercício da autoridade governamental precisam ter nacionalidade japonesa, a prefeitura planeja restringir algumas operações para estrangeiros contratados, incluindo tarefas envolvendo aprovação governamental e pagamento de impostos.
A prefeitura de Gunma colocou em vigor sua portaria local sobre a promoção de uma sociedade multicultural e inclusiva em abril de 2021. Desde junho daquele ano, vinha discutindo a mudança para abolir os critérios baseados em nacionalidade. No final de 2021, 60.749 estrangeiros viviam na prefeitura, representando 3,1% de sua população.