Japão

Gunma: Oizumi combate recrutamento de jovens para crimes online

12/11/2024

Oizumi, na província de Gunma, implementou medidas para proteger os jovens do recrutamento em “trabalhos obscuros” – atividades ilegais promovidas online, como roubos, que vêm aumentando na área metropolitana de Tokyo.

O governo local estabeleceu um balcão de consulta no centro de atendimento ao consumidor para orientar e proteger temporariamente jovens e familiares ameaçados por grupos criminosos. Esse suporte inclui coordenação com advogados e a polícia local para afastar os envolvidos de atividades ilícitas.

A medida, rara entre governos locais no Japão, responde a casos em que jovens fornecem dados pessoais sem saber da ilegalidade do trabalho e acabam coagidos por criminosos. Em outubro, a cidade distribuiu panfletos em escolas secundárias, alertando que “trabalhos clandestinos não são empregos de meio período – são crimes”.

Recentemente, um jovem de 20 anos foi preso ao planejar o roubo de uma joalheria na província de Chiba, ligado a um desses trabalhos obscuros. Segundo o prefeito Toshiaki Murayama, “a cidade tem o dever de ajudar jovens a evitarem atividades criminosas que podem arruinar suas vidas”.

Fonte: Mainichi

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top