Gunma: férias de verão serão mais longas por causa do calor no Japão
19/11/2024
A partir do próximo ano, 38 escolas públicas de ensino fundamental e médio em seis municípios da província de Gunma, terão as férias de verão estendidas por quatro dias como medida contra o calor extremo. A decisão afeta as cidades de Tatebayashi, Itakura, Chiyoda, Meiwa, Oizumi e Ora.
Em julho deste ano, Tatebayashi registrou uma temperatura recorde de 40,2°C, a mais alta já registrada no mês, além de 37 dias com temperaturas acima de 35°C entre julho e setembro. O aumento da temperatura tem gerado preocupações com o risco de insolação, especialmente no trajeto até a escola e durante as aulas de educação física.
As férias, que atualmente vão de 21 de julho a 27 de agosto, serão prolongadas até 31 de agosto. Apesar da mudança, os períodos de férias de inverno e primavera permanecerão os mesmos, e o número de horas de aula será ajustado para evitar lacunas no calendário escolar. A prioridade continuará sendo a saúde e segurança dos alunos, afirmou um representante do Conselho Municipal de Educação de Tatebayashi.