Japão

Gunma: escola noturna dobra matrículas de estrangeiros

4/11/2024

A única escola secundária noturna da Prefeitura de Gunma, viu a matrícula aumentar de 35 para 60 alunos desde sua abertura, em abril, sendo 51 estrangeiros. A Gunma Prefectural Mirai Kyoso Junior High School, localizada em Isesaki, atende principalmente a comunidade estrangeira.

As aulas, que começam às 18h, reúnem alunos de diversas idades, do adolescente ao idoso. A instituição oferece suporte no aprendizado do japonês, com intérpretes para aqueles que têm dificuldades com o idioma.

Os estudantes representam diversas nacionalidades, incluindo 13 peruanos, 10 brasileiros, 10 filipinos, nove japoneses e quatro nepaleses. Inicialmente, os alunos se organizavam por nacionalidade, mas agora interagem mais entre si.

Uma aluna brasileira, que se matriculou para ajudar seus filhos a se adaptarem às escolas japonesas, deseja melhorar seu japonês e gosta das aulas de ciências.

Com 16 professores, a escola cria um ambiente acolhedor e reforça a importância da educação divertida. O diretor, Miyuki Iijima, enfatizou que a escola é um espaço onde aprender se torna uma experiência agradável, permitindo que os alunos busquem seus sonhos.

Fonte: Mainichi / Imagem: Mainichi/Ryuko Tadokoro

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top