Japão

Gunma: Casal no corpo de bombeiros

Os Voluntários dos Bombeiros de Maebashi, província de Gunma, deram as boas-vindas aos residentes da cidade Akiko Uchiyama, 40, e seu marido Daisuke, 37, como novos membros do terceiro grupo do 13º ramo no verão passado. Desde então, os dois têm atuado no treinamento da unidade e em outras funções. É o primeiro caso desse tipo e sendo saudado como um movimento positivo em meio ao declínio da participação local na unidade.

No Japão, os membros da companhia de bombeiros voluntários da comunidade se envolvem em esforços de combate a incêndios e evacuação de residentes em desastres, enquanto ainda trabalham em seus empregos regulares.

Em 1º de março, havia 1.083 bombeiros voluntários em Maebashi, bem abaixo de sua cota de 1.320. O número de membros caiu em cerca de 100 na última década, devido ao declínio da taxa de natalidade e ao declínio do senso de solidariedade comunitária.

Fonte: Mainichi   /   Foto: Governo Municipal de Maebashi.

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top