Goma com cannabis: substância será controlada
22/11/2023
O Ministério da Saúde anunciou que o composto sintético HHCH (hexahidrocanabihexol) será classificado como substância controlada, após um número significativo de hospitalizações relacionadas ao consumo de gomas contendo esse ingrediente semelhante à cannabis.
O HHCH será designado como substância controlada já na quarta-feira (22), e a posse e uso do HHCH serão proibidos a partir de 2 de dezembro, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. A medida visa conter os riscos à saúde associados ao consumo desse composto e destaca os desafios enfrentados pelas autoridades na regulamentação de substâncias similares.
As gomas foram fabricadas pela WWE, uma empresa alimentícia com sede em Osaka. A empresa vendeu gomas feitas em sua própria fábrica para cerca de 50 lojas no Japão e pela internet desde abril. As letras HHCH foram impressas nas embalagens das gomas.
De acordo com a polícia da província de Osaka, cerca de uma dúzia de pessoas foram levadas para hospitais na província de Osaka desde janeiro.
Embora o HHCH não tenha sido designado como substância controlada pela Lei de Produtos Farmacêuticos e Dispositivos Médicos, várias pessoas reclamaram de problemas de saúde após comerem as gomas.
Em Tokyo, de acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana, 12 pessoas foram hospitalizadas desde outubro.
Especialistas pedem ações preventivas, enquanto autoridades planejam reforçar investigações de abuso de cannabis entre os jovens, refletindo um aumento nas prisões de estudantes universitários associados a clubes esportivos.