Gifu: brasileira é condecorada por prevenir golpe
17/07/2024
Uma balconista da loja Don Quijote UNY em Minokamo, na cidade de Gifu, evitou que um brasileiro fosse vítima de um golpe romântico.
Suellen Kumagae Seha (33), recebeu uma carta de agradecimento do chefe de polícia local por sua ação.
No dia 19 de junho, por volta das 16h40, um brasileiro de 40 anos entrou na loja para comprar um cartão de dinheiro eletrônico. Kumagae, ao perguntar em português o motivo da compra, notou que o homem ficou nervoso e explicou que uma mulher japonesa que conheceu nas redes sociais havia pedido para ele comprar o cartão. A mulher alegava ser médica militar no Iraque e que seu dinheiro havia sido confiscado, necessitando de ¥150.000.
Desconfiada, Kumagae contatou a polícia, acreditando tratar-se de uma fraude. Após conversar com um policial, o homem se acalmou, apagou os dados de contato da mulher de seu smartphone e agradeceu.
O chefe de polícia, Kazumi Tomatsu, elogiou a atitude de Kumagae, destacando a importância da empatia na prevenção de fraudes. Kumagae comentou: “Apenas fiz o que qualquer ser humano deveria fazer. Estou feliz por ter evitado um prejuízo.”