Japão

Futebol feminino: brasileiras denunciam assédio no time Diossa Izumo

7/11/2024

Duas jogadoras brasileiras do Diossa Izumo FC, equipe da segunda divisão da Liga Nadeshiko, denunciaram assédio por parte de dirigentes do clube. Laura Spenazat, 26, e Tais Fehe, 25, participaram de uma coletiva de imprensa em Izumo nesta quarta-feira (6).

As jogadoras alegam que o técnico as ofendeu com palavras vulgares em português e fez comentários depreciativos quando elas cometiam erros. A queixa foi formalizada à Liga Japonesa de Futebol Feminino, após a equipe não tomar medidas efetivas para melhorar o ambiente de trabalho, apesar de as jogadoras terem solicitado mudanças. Em resposta, o clube negou as acusações de assédio sexual, afirmando que o treinador não se dirigiu às jogadoras com palavras ofensivas.

A gestão também reconheceu a limitação no fornecimento de intérprete, mas rejeitou a alegação de que o treinador ameaçou prejudicar as jogadoras. A Liga iniciou uma investigação e pode tomar medidas disciplinares dependendo dos resultados.

Fonte: Mainichi Shimbun / Imagem: Hayato Matsubara

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top