Japão

Funcionário da alfândega perde dados sigilosos após beber

12/2/2025

Um funcionário da Alfândega do Ministério das Finanças perdeu documentos confidenciais com nomes e endereços de 187 pessoas, incluindo suspeitos de tráfico de drogas. O material desapareceu após ele beber em um restaurante em Yokohama.

Segundo o ministério, o funcionário da Divisão de Investigação participou de uma reunião na Alfândega de Yokohama no dia 6 de fevereiro. Depois, foi a um restaurante com um colega, onde consumiu nove cervejas entre 18h e 23h. No caminho para casa, ao descer na estação JR Kinshicho, percebeu que havia perdido a bolsa.

Além dos documentos, a bolsa continha um laptop com informações pessoais dele e de outros membros da divisão. O funcionário não se lembra onde perdeu a bagagem.

Até o momento, não há relatos de uso indevido dos dados. O Ministério das Finanças pediu desculpas pelo incidente e prometeu punir o responsável.

Fonte: NHK / Imagem: Ilustrativa

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K. - V1.3

To Top