Japão

Fraudes: criminosos usam Telegram para recrutar em esquemas

26/11/2024

Grupos criminosos estão explorando o anonimato do Telegram para recrutar pessoas em esquemas de fraude, incluindo invasões domiciliares, alertam especialistas.

Os criminosos divulgam “vagas de emprego” no aplicativo, atraindo interessados com promessas de altos salários. Segundo o engenheiro Masaomi Masumoto, da NTT Communications, dezenas de canais no Telegram oferecem trabalhos que vão desde venda de drogas até participação em fraudes organizadas.

Embora pareçam legítimas, essas ofertas possuem sinais de alerta, como salários elevados e uso de gírias ligadas ao crime. A divisão do trabalho no submundo digital tem avançado, tornando esses anúncios mais acessíveis a usuários comuns, destaca Atsushi Kanda, gerente da NTT.

Especialistas recomendam atenção redobrada ao usar aplicativos de mensagens para evitar cair em armadilhas criminosas.

Fonte: Asahi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top