Forte nevasca causa transtorno no Japão
10/1/2025
Fortes nevascas estão atingindo o Japão devido a uma massa de ar frio. A previsão é de mais neve até hoje, principalmente nas regiões ao longo da costa do Mar do Japão.
A Agência Meteorológica alerta para intensificação das tempestades de neve, com até 70 cm esperados em áreas como Tohoku (Akita, Aomori, Fukushima, Iwate, Miyagi e Yamagata), Hokuriku (Ishikawa, Fukui, Niigata e Toyama) e Niigata, e até 60 cm em Hokkaido e outras regiões. A cidade de YuriHonjo, em Akita, registrou 27 cm nesta quinta-feira (9), enquanto Sumon, em Niigata, acumulou 1,84 metros de neve.
A região de Noto, ainda se recuperando de um terremoto no Ano Novo, também foi afetada, com 3 cm em Nanao. A situação pode afetar o transporte público, e a população é orientada a tomar precauções quanto à neve acumulada nos telhados e ao risco de interrupções no fornecimento de energia.
Em Myoko, Niigata, caminhões estão retirando a neve acumulada, que chegou a 1 metro. Em Wajima, Ishikawa, moradores temem ficar isolados. As autoridades locais continuam monitorando a situação, com avisos de tempestade de neve em várias prefeituras e regiões.