FORTE CHUVA atinge regiões do Japão
A chuva forte atingiu o oeste e o sudoeste do Japão nesta sexta-feira (13), deixando uma pessoa morta e pelo menos outras duas desaparecidas em um deslizamento de terra, com a agência meteorológica do país emitindo alertas em várias áreas do país.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta de chuva de alto nível para a prefeitura de Hiroshima, alertando sobre possíveis enchentes, rios transbordando e deslizamentos de terra.
Um alerta de nível 5 foi declarado nas cidades de Akitakata e em Kitahiroshima, em Hiroshima, atingindo o grau mais alto na escala de alerta de cinco níveis do Japão, pedindo aos residentes que tomem medidas para garantir sua segurança imediatamente. Akitakata observou 61,5 milímetros de chuva, por volta das 8h35
Às 12h30, o governo informou que o rio Gonokawa havia transbordado na cidade de Miyoshi, e não houve relatos de vítimas.
Na região sudoeste de Kyushu, uma mulher com idade por volta dos 50 anos morreu e outras duas estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra danificou duas casas em Unzen, província de Nagasaki, de acordo com as autoridades locais.
Um morador de uma das casas, com a idade por volta dos 60 anos foi resgatado, mas sofreu ferimentos graves na perna esquerda.
A chuva forte também causou danos aos restos do Castelo de Hara, parte do Patrimônio Mundial Cristão Oculto designado pela UNESCO, deixando um buraco de cerca de cinco metros de diâmetro e profundidade, disse o conselho de educação da prefeitura.
Quantidades recordes de chuva foram observadas em Unzen e Shimabara na prefeitura de Nagasaki, com mais de 740 mililitros e 540 mm registrados, respectivamente, nas 48 horas até a manhã de sexta-feira, informou a JMA.
Em Amakusa, província de Kumamoto, chuvas recorde de 520 mm também foram registradas no mesmo período.
Em Tokyo, o primeiro-ministro Yoshihide Suga realizou uma reunião de emergência com membros de seu gabinete e convocou as pessoas afetadas para deixarem as residências quando necessário.
No período de 24 horas até a manhã de sábado, 300 mm de chuva estão previstas no norte de Kyushu e 250 mm em áreas mais amplas, incluindo Shikoku e Kinki no oeste do Japão e a região de Kanto-Koshin centrada em Tokyo.
Nas 24 horas seguintes, 200 a 300 milímetros de chuva são esperados em Kyushu, Shikoku, Kinki, Tokai e Kanto-Koshin, 100 a 200 milímetros em Chugoku e Hokuriku, e 50 a 100 milímetros em Tohoku.
O gabinete do primeiro-ministro Yoshihide Suga montou um centro de controle de desastres na sexta-feira para lidar com desastres em potencial.
“As chuvas torrenciais podem continuar em regiões ao redor do oeste do Japão”, disse Suga.