FIM DA EMERGÊNCIA na área de Tokyo
O governo japonês decidiu formalmente nesta quinta-feira (18) encerrar o estado de emergência COVID-19 na região de Tokyo no domingo (21), tcom a diminuição das infecções.
A medida ocorre no momento em que o primeiro-ministro Yoshihide Suga busca reanimar uma economia atingida pela pandemia, embora haja preocupação de que a redução das restrições possa desencadear um ressurgimento de infecções depois que a capital registrou o maior número de novos casos.
“É extremamente importante que as pessoas não se tornem complacentes”, disse o primeiro-ministro em uma sessão parlamentar.
Suga anunciou formalmente a suspensão do estado de emergência em Tokyo e nas províncias vizinhas de Kanagawa, Chiba e Saitama, na reunião da força-tarefa contra o coronavírus depois que um painel de especialistas aprovou a decisão.
Os legisladores da oposição criticaram o momento da saída do estado de emergência. Yukio Edano, chefe do Partido Democrático Constitucional do Japão, disse na quinta-feira que é “prematuro” e teme que as infecções aumentem novamente.
O ressurgimento de infecções é uma preocupação, já que o país está entrando na temporada de festas para ver as flores de cerejeira (sakura), bem como celebrações de graduação e entrada na escola.
Suga disse que o governo tomará novas medidas para evitar que o coronavírus se espalhe pelos restaurantes, reforçando o sistema de saúde, monitorando de perto mais variantes do vírus contagioso e intensificando os testes e vacinação.
Fonte: Kyodo