Japão

Fatalidades em rios: segurança dos estrangeiros

21/06/2024

No dia 16 de junho, dois residentes estrangeiros morreram em acidentes aquáticos na província de Gifu, levantando preocupações sobre a segurança durante a época de verão, especialmente com a crescente população estrangeira e as barreiras linguísticas.

Os acidentes ocorreram em locais populares para lazer, que já registraram vários incidentes fatais nos últimos anos.

A polícia local informou que os dois casos estavam acompanhados de amigos ou parentes, e que as águas dos rios, embora calmas, tinham cerca de 5 metros de profundidade. Entre 2003 e 2020, ocorreram 48 acidentes fatais na ponte Mino, ao longo do rio Nagara.

Com o aumento de visitantes estrangeiros, especialmente entre os feriados da Semana Dourada e o verão, a prefeitura de Gifu tem publicado avisos de segurança em diversos idiomas. O especialista, Shizuo Aino, destacou que os rios no Japão podem ter correntes complexas e rápidas, diferentes dos rios calmos de outros continentes, e alertou sobre a necessidade de maior conscientização entre os estrangeiros.

Fonte / Foto: Mainichi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top