EXPOSIÇÃO DE MIYAZAKI no museu do cinema
O Museu da Academia de Cinema de Los Angeles, que será inaugurado no final deste mês como a maior instituição dos Estados Unidos dedicada ao cinema, apresentará a primeira retrospectiva do diretor de animação japonês Hayao Miyazaki na América do Norte como uma exposição inaugural.
O museu, apoiado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, deve abrir suas portas no dia 30 de setembro em Los Angeles e exibirá uma variedade de memorabilia pertencentes à história e à realização de filmes através dos tempos, de figurinos a maquiagem e acústica do filme.
A exposição de Miyazaki apresentará mais de 300 objetos, incluindo alguns que não foram exibidos anteriormente fora do Japão, com desenhos e storyboards originais de seu filme de 1988 “Tonari no Totoro” e do filme vencedor do Oscar de 2001 “Sen para Chihiro no Kamikakushi “, entre outros.
“Os filmes continuam a ser a arte mágica que fala a todos em todos os lugares”, disse o ator Tom Hanks. “Essa arte merece ser homenageada e explorada, e apreciada em um museu.”
O prédio de sete andares do Museu da Academia de Cinema, incluindo um subsolo, foi projetado pelo renomado arquiteto Renzo Piano e possui duas salas de cinema. Os visitantes também poderão experimentar uma cerimônia de premiação simulada.
“O resultado final (da estrutura) excede nossos sonhos em cerca de 10 vezes. É um edifício extraordinário, um espaço incrível, um espaço inclusivo”, disse Hanks.