Ex-premiê Abe não mostra sinais vitais
O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe não está mostrando sinais vitais depois de ser baleado na sexta-feira (8) por um atirador na cidade de Nara, enquanto fazia campanha para a eleição da Câmara dos Conselheiros do fim de semana, disse uma autoridade local de emergência.
O líder mais antigo do país foi baleado por trás por volta das 11h30 enquanto falava em frente à Estação Yamato-Saidaiji da Kintetsu Railway, disse a polícia, acrescentando que ele caiu no chão depois que dois tiros foram ouvidos.
O ex-premiê de 67 anos, que também era o líder de longa data do Partido Liberal Democrata (PLD), foi levado às pressas para o hospital com sangue em sua camisa.
Um legislador do PLD disse que há informações de que Abe foi baleado no lado esquerdo da parte superior do tronco.
Tetsuya Yamagami, um morador de 41 anos da cidade ocidental, foi preso no local por suspeita de tentativa de homicídio, disse a polícia. O suspeito era ex-membro da Força de Autodefesa Marítima, segundo fontes do governo.
De acordo com a agência de gerenciamento de desastres, Abe também foi ferido e sangrando no lado direito do pescoço, com sangramento interno confirmado no lado esquerdo do peito.