Japão

Estreito de Tsugaru: Navios de Guerra Russos

Dez navios da marinha russa passaram pelo Estreito de Tsugaru entre a ilha principal de Honshu, no Japão, e a prefeitura de Hokkaido, mais ao norte do país, na sexta-feira (11), informou o Ministério da Defesa do Japão.

Em fevereiro, a marinha russa realizou um exercício marítimo em larga escala na região do Extremo Oriente da Rússia, em sintonia com as forças estacionadas ao redor da Ucrânia. Acredita-se que os 10 navios de guerra tenham participado desse exercício.

“É preocupante que os militares russos estejam intensificando as operações no Japão enquanto a invasão russa da Ucrânia continua”, disse o ministro da Defesa, Nobuo Kishi, em entrevista.

“Vamos acompanhar de perto com uma sensação de tensão”, acrescentou. Kishi também disse que o Japão expressou sua preocupação por meio de canais diplomáticos.

Por volta das 2h de quinta-feira, aeronaves de patrulha da Força Marítima de Autodefesa Japonesa encontraram os 10 navios, incluindo um destróier da classe Udaloy, navegando no Oceano Pacífico em um ponto a cerca de 180 quilômetros a leste-nordeste do Cabo Erimo, em Hokkaido, segundo o ministério.

Os 10 navios passaram pelo Estreito de Tsugaru da noite de quinta-feira ao início de sexta-feira, rumo ao Mar do Japão. Parece que eles não invadiram as águas territoriais japonesas.

Fonte: Yomiuri Shimbun     |     Foto: Ministério da Defesa do Japão

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top