Estrangeiro é preso por engano durante processo de renovação de visto
Um estrangeiro em processo de renovação de seu visto japonês foi preso por engano sob suspeita de permanência prolongada, mas foi solto dois dias depois, anunciou a Polícia da Província de Gunma nesta terça-feira (19).
A polícia prendeu injustamente o homem de 20 anos que morava na cidade de Ashikaga, na província de Tochigi, por supostamente violar a Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados. O homem estava em processo de solicitação de prorrogação do período de permanência e estava em período especial para permanecer legalmente. A polícia da província pediu desculpas ao homem pelo erro.
De acordo com as autoridades da província, a detenção ocorreu após um incidente de trânsito leve na cidade de Ota, na província de Gunma, por volta das 8h do dia 17 de setembro. As autoridades solicitaram que o homem os acompanhasse voluntariamente até a delegacia.
O oficial negligenciou a resposta da agência de imigração, que indicava que o homem estava “em processo de solicitação de renovação”, e procedeu à sua prisão. Na manhã seguinte, um oficial revisou as informações, incluindo a resposta do departamento de imigração, e constatou que o homem havia sido detido por engano.
Seiji Nakayama, chefe da divisão de relações exteriores da polícia da província, comentou: “Pedimos desculpas pelo ocorrido e estamos comprometidos em tomar medidas para evitar que situações semelhantes se repitam”.