Especialistas alertam para novos tremores no Japão
15/1/2025
Especialistas e autoridades japonesas estão alertando sobre a possibilidade de fortes tremores no oeste do Japão na próxima semana. O alerta ocorre após um terremoto de magnitude 6,6 atingir a província de Miyazaki, no sul do país, na noite de segunda-feira (13).
Embora um alerta de tsunami tenha sido emitido, ele foi rapidamente retirado após pequenos tsunamis serem registrados em Miyazaki e Kochi.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um aviso para as pessoas permanecerem em alerta, já que tremores semelhantes podem ocorrer nos próximos dias.
Apesar da inquietação causada pelos recentes tremores, a Agência Meteorológica do Japão descarta a necessidade de precauções especiais para um possível mega-terremoto na Fossa de Nankai. A área, que se estende do centro ao sudoeste do Japão, é conhecida por seu risco sísmico, com uma probabilidade de 70 a 80% de ocorrência de um terremoto de magnitude 8 a 9 nas próximas três décadas, conforme estimativas do Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo.
Embora as autoridades descartem o aumento imediato do risco de um grande evento, elas alertam que os terremotos podem ocorrer a qualquer momento e recomendam que a população esteja preparada.