Escolas: Japão revê regras contra bullying
23/06/2024
O Ministério da Educação do Japão apresentou um rascunho de revisões em suas diretrizes para a investigação de casos graves de bullying, em que crianças sofrem danos físicos ou mentais significativos. As mudanças buscam aprimorar o processo de apuração e devem ser finalizadas em agosto. Posteriormente, as escolas serão notificadas sobre as novas diretrizes.
Atualmente, escolas e conselhos de educação investigam incidentes graves de bullying conforme a lei com diretrizes estabelecidas em 2017, mas o aumento no número de casos graves — que atingiu um recorde de 923 no ano fiscal de 2022 — motivou a revisão.
O novo projeto sugere que equipes de investigação incluam, em princípio, terceiros, como peritos recomendados por associações de advogados, médicos ou outras entidades profissionais. Estes terceiros não devem ter vínculos com as escolas onde os casos ocorreram, evitando conflito de interesse e assegurando maior imparcialidade na apuração dos fatos.
O objetivo das novas diretrizes é garantir investigações mais detalhadas e justas, promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos os estudantes.