Japão

Entenda o imposto sobre consumo

Uma das principais arrecadações de impostos em qualquer país é o imposto sobre consumo, ou seja, a taxa que você paga sobre transações como a compra de bens e produtos e pagamento de prestação de serviços. O valor pago vai para as empresas que, por sua vez, recolhem o valor junto ao governo.

Diferente do Brasil, onde o imposto está incluído no preço final ao consumidor, no Japão, a lei é recente e ainda causa grande confusão.

Muitos locais, como supermercados, ainda exibem os preços dos produtos sem o imposto a ser cobrado na hora do pagamento. Isso se deve a recente história de criação do imposto (1989). É muito comum você receber notas fiscais com o valor sem imposto, o valor do imposto e o valor a ser pago.

O governo japonês aumentou de 5% para 8% e 10% as taxas do imposto.  A taxa de 8% é cobrada para compra de comida e bebidas (com exceção a bebidas alcoólicas) no supermercado, mas caso você decida ir ao restaurante, a taxa é de 10%. Todo o restante de produtos de consumo é taxado hoje em 10%.

 

 

POR NELSON TOYOMURA / JOB TIME   /   FOTO: DIVULGAÇÃO

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top