Brasil no Japão

Encontro com autoridades japonesas

Em visita ao Japão, deputado brasileiro quer menos burocracia para visto de yonseis e parceria para exportação de carne suína brasileira.
Luiz Nishimori (PSD/PR) está no Japão em missão oficial com reuniões e encontros com autoridades japonesas
O deputado federal Luiz Nishimori (PSD/PR)  chegou ao Japão em missão oficial a convite do governo japonês.  Com uma vasta agenda, Nishimori tem encontros com empresários nipônicos, autoridades do país e representantes da comunidade brasileira no Japão.
Em seu primeiro dia de visita, o parlamentar se encontrou em Tóquio com empresários japoneses e com o ex-primeiro-ministro do país, Shinzo Abe. Entre os assuntos abordados, a exportação da carne suína e o reforço no pedido de menos exigência para o visto aos yonseis.

“Há mais de 20 anos eu lutei para que a carne de frango chegasse ao Japão, agora estou na mesma luta com a carne suína”, disse Nishimori.
Segundo o deputado, o pedido para facilitar o visto aos yonses (4ª geração de descendentes), já foi realizado inúmeras vezes, mas com poucas respostas.
“Eu já solicitei ao governo japonês que facilite ainda mais as exigências para o visto aos yonseis. Pouca coisa mudou, por isso, estamos conversando para que nosso pedido seja atendido. Conseguimos mudar o pedido de nihongo de nível 4 para o nível 5, mas ainda falta as questões de idade, família e muitas outras coisas”, explicou.

Sobre o certificado de elegibilidade, Nishimori disse que o assunto é mais complicado e que ele precisa primeiro entender o porquê da exigência, para que seja feito o caminho correto para então, pedir a anulação do documento.
O deputado federal também quer implementar junto ao país, um projeto de estágio técnico em empresas japonesas. “O objetivo é dar oportunidade aos brasileiros para estagiarem nas empresas do país, com período de três a cinco anos e os  participantes receberiam uma remuneração equiparada à dos trabalhadores locais”, explicou.
Nishimori esteve em Hamamatsu nesta quarta-feira (13) e foi recebido pelo cônsul geral do Brasil, Aldemo Garcia. O parlamentar também se encontrou com membros do conselho de cidadãos do Consulado de Hamamatsu e visitou a prefeitura e câmara dos vereadores da cidade.
Fonte: Redação JA / Silvio Mori

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top