Japão

Emissão de certificados de parceria para casais LGBT

Uma organização não governamental com sede em Tokyo lançou um aplicativo de smartphone nesta quinta-feira (25) para emitir certificados de parceria digital para casais do mesmo sexo que serão aceitos por uma rede de empresas.

Os certificados, criados pelo Projeto Famiee, visam ajudar casais LGBT a receber importantes benefícios conjugais e familiares, como seguro de vida e permissão de proprietários de terras, que de outra forma não estariam facilmente disponíveis em um país onde o casamento do mesmo sexo é não é legalmente reconhecido.

Até o momento, cerca de 40 empresas e grupos, incluindo Japan Airlines (JAL) e Mizuho Financial Group, se comprometeram a aceitar o certificado como prova de estado civil.

Os casais podem solicitar os certificados Famiee por meio do aplicativo, que verifica a identidade do casal da mesma forma que um banco faz ao abrir uma conta bancária online.

Os casais também devem mostrar cópias de seu registro familiar ou outros documentos para provar que ambos são solteiros e assinar uma declaração de condição de moradia em comum. Os estrangeiros também podem usar o serviço.

As informações pessoais são mantidas em segurança usando blockchain, a tecnologia de manutenção de registros por trás das transações de criptomoedas. Atualmente, o aplicativo está disponível apenas para iPhone, mas é de uso gratuito.

Fonte: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top